Pages

Pesquisar

TECIDOS CELULARES

Os tecidos musculares, por sua vez, são: os esqueléticos, responsáveis pelo movimento das partes do corpo; os cardíacos, responsáveis pelas contrações do coração; e os lisos, responsáveis pelo movimento do material no interior dos órgãos internos moles, que são os intestinos, o estômago e os vasos sanguíneos.

Os tecidos nervosos são formados por: neurônios, responsáveis pela geração e condução de impulsos elétricos; e células da glia, consideradas sustentadoras dos neurônios e responsáveis pelo ambiente adequado ao seu funcionamento.

Os tecidos epiteliais são encontrados em funções bastante diversificadas, ou seja: invólucros da superfície do corpo e dos órgãos internos ocos; glândulas endócrinas; glândulas exócrinas; e receptores do sistema de percepção. Como invólucros esses tecidos formam barreiras entre o interior desses órgãos e o meio ambiente; como glândulas endócrinas eles secretam os hormônios e os lançam diretamente no sangue (hipófise, paratireóide, supra-renal, ovários e testículos); como glândulas exócrinas eles secretam substâncias por meio de canais ou dutos (fígado e pâncreas).

O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções estão relacionadas à proteção e à sustentação. Também funciona como alavanca e apoio para os músculos, aumentando a coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular.

Os ossos ainda são grandes armazenadores de substâncias, sobretudo de íons de cálcio e fosfato. Com o envelhecimento, o tecido adiposo também vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente.

A extrema rigidez do tecido ósseo é resultado da interação entre o componente orgânico e o componente mineral da matriz. A nutrição das células que se localizam dentro da matriz é feita por canais.

O tecido sanguíneo - ou simplesmente sangue - é constituído por uma parte líquida denominada plasma e plos elementos figurados. O plasma é uma solução aquosa clara, constituída de água (mais de 90%), sais (carbonatos, cloretos, sulfatos e outros), aminoácidos, glicoses, vitaminas, hormônios, uréia, etc. No plasma pode-se verificar a presença de determinadas proteínas, como o fibrinogênio (que participa da coagulação sanguínea), as globulinas (que atuam como anticorpos) e as albuminas (que participam da regulação do sangue). Os elementos figurados do sangue compreendem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervosvasos linfaticos.

CÉLULA, A UNIDADE DA VIDA

Em 1660, o astrônomo e matemático inglês ROBERT HOOKE inventou um microscópio um pouco mais sofisticado que os existentes na época. Com esse aparelho, descobriu que a cortiça (casca de algumas árvores) era formada por pequenas unidades, que ele chamou de pequena caixa ou célula.
No início do século passado, com microscópios ainda mais poderosos perceberam que as pequenas unidades descobertas por HOOKE também estavam presentes em materiais de outros seres vivos. Até que, em 1809, o naturalista francês JEAN-BAPTISTE LAMARK sugeriu que os corpos só podem ter vida se tiverem células. E estava certo!
Hoje, pesquisadores sabem que todos os seres vivos são formados por células, que são 100 vezes menores que uma cabeça de alfinete.
Já imaginou quantas dessas minúsculas unidades formam um homem? Ou uma árvore? Ou mesmo uma pequena mosca? Milhões ou até trilhões. No homem, existem cerca de 200 tipos diferentes de células: o tamanho e a forma de cada uma varia conforme o trabalho que ela realiza.
Pense em seu próprio corpo: você tem pele, músculos, ossos, nervos, sangue. Cada um é formado por células especiais que permitem o seu bom funcionamento.

BONOMO, Adriana. unidade da vida. Ciência hoje na escola.
O corpo humano e saúde. Rio de Janeiro: SBPC, 1997, p.8-11.

CIÊNCIAS 3o. BIMESTRE - 2009




GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL MARCILIO AUGUSTO PINTO

Rua Petrona Romeiro Lopes, 570 – Vila Rosa – Iguatemi/MS

SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PROJETO DESENVOLVIDO



1. TÍTULO DO PROJETO
MEU PLANETA, MINHA CASA

2. PROFESSOR REGENTE
MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
e-mail: marcia.marafigo@gmail.com

blog: http://wwwmarciamap.blogspot.com


3. ÁREA DE CONHECIMENTO
CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA

4. SÉRIE / TURMA/ TURNO
5º.ANO A ENSINO FUNDAMENTAL – TURNO MATUTINO

5. EQUIPE DE APOIO
EQUIPE STE:
 PROFESSOR RAIMUNDO DE ARARIPE MACHADO
 PROFESSOR UDSON RODRIGUES
 PROFESSORA MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
COORDENADORA PEDAGÓGICA: EDNA ESCOBAR FLORES DE JESUS

6. NÚMERO DE AULAS
15 AULAS

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO
22/04/09 A 05/07/09

8. DURAÇÃO
12:30

9. TOTAL DE PARTICIPANTES
28 ALUNOS

10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Vídeo-clipes, passeios, relatórios, textos, filme, pintura, recorte e colagem, reciclagem


11. OBJETIVOS
 Identificar o ser humano como parte da natureza;
 Compreender a relação do ser humano com o ambiente e os desequilíbrios ambientais provocados por este;
 Identificar as transformações naturais do ambiente diferenciando das provocadas pelo ser humano.


12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1- Vídeo do www.meioambiente.com.br “Terra futura”na Sala de Tecnologias Educacionais;
2 – Apresentação de filme sobre a criação do universo, na Sala de Tecnologias Educacionais, com auxilio do data-show;
3 – Texto “Ensine seus pais a cuidar bem do planeta”para análise e exercícios desenvolvidos em sala de aula e pesquisa com a família;
4 – Ilustração e montagem do livro “Gênese contada inversamente”, desenvolvida em sala de aula;
5 – Confecção de cartazes;
6 – Interdisciplinaridade: Em Língua Portuguesa, estudo do texto “O mundo encantado”(leitura, interpretação, discussão sobre sistema em equilíbrio e cadeia alimentar);
7 – Estudo dos textos:
 Atitudes simples que você pode ter para ajudar o planeta
 Declaração dos direitos dos animais
 Declaração universal dos direitos da água
 Defenda o meio ambiente
 O ar nos possibilita vida. O que temos dado em troca?
8 – Confecção de cartazes referentes aos textos estudados;
9 – Ditado do texto “Declaração dos direitos da água”;
10 – Estudo do texto “Poluição ameaça a qualidade da água, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
11 – Estudo do texto “O mundo sem água”, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
12 – Pesquisa em site de busca sobre o tema Impacto ambiental”;
13 – Pintura e colagem em pratos de papelão com o tema “Flora e fauna”;
14 – Confecção de brinquedos com materiais reciclados;
15 – Passeio ao Ginásio de Esportes para Palestra com Policial Florestal e participação dos alunos no Labirinto Ambiental;
16 – Apresentações de encerramento, em sala de aula, com auxílio de datashow, notebook, câmera digital, para convidados: direção, coordenação pedagógica, turmas de 1º. Ao 6º. Anos do Ensino Fundamental:
 Leitura do poema “As dores do mundo”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Leitura do poema “Pequenas ações por um mundo melhor”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Vídeo clipe “Carta 2070” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Vídeo clipe “Ta limpo” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Exposição e explicação dos cartazes
 Exposição e explicação dos livros montados e ilustrados
 Exposição dos brinquedos de materiais reciclados.


13. RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS

q Projetor multimídia (datashow)

q Notebook

q Câmera fotográfica digital

q Computadores

q Internet explorer

q Câmera filmadora

q Micro sistem

14. ACESSO À INTERNET - SITES

www.google.com.br

www.wikipedia.com.br

www.youtube.com

www.meioambiente.com.br

http://wwwmarciamap.blogspot.com

AVALIAÇÃO

“A questão ambiental não pode ser ensinada apenas pelo enfoque biológico sob pena de virar realmente meio ambiente, no sentido de ambiente pela metade” (Mônica Meyer – bióloga mestra em Educação e Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

A posição da educadora se baseia num argumento pedagógico. Em Ciências e em Educação Ambiental, diz ela, o conteúdo é logo esquecido quando ensinado isoladamente ou desligado da realidade do aluno. “A produção do conhecimento não passa apenas pela razão, mas também pela emoção”, acredita. Isso pode ser feito através da música, da literatura e da arte em geral. “A música Luz do Sol, de Caetano Veloso, traduz a totalidade da fotossíntese e o aluno então pode compreendê-la”, exemplifica a educadora. O mesmo se aplica à realidade do aluno. (Revista Nova Escola, ano X, nº 85, jun. 1995)

Deverão ser consideradas conjuntamente as noções apreendidas, o desempenho e a participação dos alunos nas diferentes experiências de aprendizagem e sua auto-avaliação, verificando progressos no desenvolvimento de habilidades de observar, classificar, estabelecer relações e buscar informações em fontes adequadas em cada etapa a ser desenvolvida neste projeto.







LABIRINTO DO MEIO AMBIENTE

MAIS UMA ATIVIDADE DO NOSSO PROJETO MEU PLANETA MINHA CASA.
FOI MUITO DIVERTIDO PARTICIPAR DESTE LABIRINTO, POIS APRENDEMOS MUITO COM A PALESTRA DO POLICIAL FLORESTAL, QUE COM MUITA PACIÊNCIA EXPLICOU TUDO SOBRE PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS DA NOSSA REGIÃO.